Home Massagistas  |   Pousadas e Hotéis  |  Imóveis para Temporada  |  Bahia Online  |  Imóveis à Venda  

visite: caraguatatuba.net

 

Caraguatatuba Muito Prazer!

 

A maior cidade da região tem 17 praias, todas muito bonitas, algumas tranquilas e outras agitadas e que guardam até hoje nomes e características dos tempos dos nossos primeiros habitantes: Os Índios Tamoios.
Os nativos deste belo litoral são simples, amigos, hospitaleiros e com uma alegria imensa estampada no rosto.
E não é para menos, pois quem é que tem a Mata Atlântica no quintal de casa? Quem é que vive em uma cidade contemporânea e em pleno desenvolvimento?

 

 

Limites: Limita-se ao sul com São Sebastião; ao norte com Ubatuba; a oeste com Salesópolis, Paraibuna, Natividade da Serra; e a leste com o Oceano Atlântico.

 

Área: Caraguá possui 483,7 km2 de área, sendo 53 Km de área urbana e os restantes de área rural.
 

Clima: Tropical úmido, com temperatura mínima de 15°C e máxima de 40° C. O clima é amenizado porque sopra um vento constante, pela manhã, em direção ao mar, e à tarde em sentido inverso.

 

Vegetação: Típica de Mata Atlântica com árvores como Jequitibás, Canelas, Cedros, Jatobás, Ipês, Guapuruvus, Quaresmeiras, Campos Graminosos e de Samambaias, com vegetação de mangues mais próximo do mar.

 

Relevo: Montanhoso, com vales profundos, e costa arenosa e rochosa.

 

TABATINGA - Localizada a 18 quilômetros do Centro, faz divisa com Ubatuba. É apreciada pelas crianças, tem boa balneabilidade e águas rasas, normalmente calmas, por isso é mais freqüentada por famílias. Ao norte do Rio Tabatinga, a praia fica mais movimentada com intenso tráfego de lanchas, jet-skis, caiaques, esqui-aquáticos, windsurfes e parasails. O nome Tabatinga se deve à sua areia branca e fina. Nela, ainda se pode conhecer uma vila de pescadores com seus ranchos de canoas. Ao sul, fica um requintado condomínio residencial.

 

MOCÓCA - Fica próxima à Foz do Rio Mococa, entre as praias Cocanha e Tabatinga. Abriga vários quiosques em sua orla e ainda é considerada agreste, tranqüila e uma das mais limpas. A costeira, próxima ao rio, é perfeita para pequenos mergulhos, étambém o local mais próximo para saídas à Ilha do Tamanduá, que fica à sua frente. A praia tem areia monazítica, utilizada no tratamento das artrites, inflamações, dores reumáticas e tratamento das articulações, pois contém minerais como o Tório e o Urânio, responsáveis por sua radioatividade. A areia espalhada sobre os locais afetados provoca uma radiação que estimula os tecidos, favorecendo o fluxo sangüíneo. Os médicos afirmam que não há contra indicações quanto ao tempo de exposição, por ser muito baixo o nível de radiação.

 

COCANHA - Fica entre a Mococa e a Massaguaçu , após o rio Cocanha. Com águas rasas, calmas e cristalinas é ideal para o banho de mar das crianças e para andar decaiaque. O ilhote da Cocanha é indicado para mergulho de observação. Ocupada por muitas casas de veraneio, possui boa infra-estrutura de serviços, como restaurantes, bares e quiosques.

MASSAGUAÇU - o sul se funde com a praia do Capricórnio, onde uma lagoa é a principal atração. Ao longo de sua orla, uma belíssima vista de Ilhabela. Em tupi-guarani, o nome de cada praia está ligado às condições naturais de cada uma delas. Massaguaçu, por exemplo, significa "grande massa d'água" ou seja, "praia de ondas fortes".Ela é considerada a melhor do litoral paulista para a prática da pesca de arremesso. Por ser de tombo, possuindo em toda sua extensão essa característica, requer maior cuidado devido às correntes marinhas que passam muito perto da orla. Pela geografia da praia, o pescador não precisa entrar na água para arremessar seu anzol. A praia sedia os principais torneios de pesca na região. O melhor horário para pesca é pela manhã e ao final da tarde. É uma praia recomendada para a pratica de surfe, sendo bastante limpa. Em seu canto norte, próximo à rodovia, está seu toque pitoresco: uma vila de pescadores, onde ainda se fabricam canoas e artesanato. Tem vários quiosques ao longo de sua orla.

 

CAPRICÓRNIO - Praia limpa, de areia grossa, porém de tombo com fortes ondas em mar aberto. Com cerca de 4 quilômetros de extensão, divide com a Massaguaçu, uma das mais longas orlas de Caraguá. Sua costeira é própria para pesca de linha. Ao sul, oferece seu maior segredo: a Lagoa Azul, na foz do Rio Jetuba. e é parada obrigatória. A lagoa fica separada do mar apenas por bancos de areia branca que contrastam com o céu e dão nome ao lugar

 

ILHA DO TAMANDUÁ - É a maior ilha de Caraguá e seu acesso é feito por barcos que saem das praias Mococa, Cocanha e Tabatinga. A ilha encanta pela natureza intocada e é indicada para mergulho. Os visitantes devem recolher todo lixo que produzirem para preservar esse verdadeiro paraíso ecológico.

ILHOTE DA COCANHA - Passeios ecológicos e aventuras podem ser vividas neste ilhote localizado em frente à praia da Cocanha. De barco, caiaque ou lancha, vale a pena um passeio por este maravilhoso recanto em Caraguá.

BRAVA - Agreste e maravilhosa. É pouco freqüentada em virtude de seu acesso. A praia tem o formato de uma concha que abraça a encosta recoberta pela mata atlântica. Não tem residências ou quiosques. É o local preferido dos surfistas em virtude de suas ondas. O canto esquerdo oferece melhores condições para a prática do surfe. É praia de tombo e fortes correntes em toda sua extensão. Ideal também para a prática de mergulho. Acesso pela Martim de Sá.

MARTIN DE SÁ - Localizada à Avenida Dr. Aldino Schiavi, a Martim de Sá é a mais badalada praia de Caraguá. Ponto de encontro dos jovens, que freqüentam a cidade nos fins de semana, feriados prolongados e temporada de férias. Barzinhos e quiosques, muitos com música ao vivo, disputam a preferência dos visitantes.Recentemente, a Martim de Sá recebeu nova urbanização, a partir de um investimento de R$ 729mil.

Ganhou ciclovia, novo calçadão, faixas de pedestre e canteiros com paisagismo. Os estacionamentos foram transferidos para as ruas laterais, trazendo à praia mais tranqüilidade e organização no trânsito. A Praça Antônio Fachini foi integrada à praia, aumentando a área de lazer. Também foram feitas as ligações subterrâneas de energia para quiosques e postes de iluminação.A praia tem várias opções de lazer, como passeios de ski-banana e de escuna. São inúmeras as atividades esportivas praticadas durante as férias nas areias da Martim de Sá, como aeróbica, futvôlei, voleibol, frescobol e surf.

Ótima balneabilidade e posto de salvamento garantem a segurança dos banhistas numa praia de tombo, no canto sul, e mais rasa, ao norte. No canto norte, se aproxima da Prainha, e no canto sul, é ponto de partida para a Praia Brava, um recanto dos naturalistas. Sua orla é extensa (1,5km) e possui larga faixa de areia amarelada, levemente inclinada em direção ao mar, formando ondas de arrebentação. A ocupação da orla caracteriza-se por construções verticalizadas. Ao sul, o morro está parcialmente preservado com vegetação original e, ao norte, está desmatado com ocupação ao centro (casas e construções). Nesta ponta podem-se observar bancos ancorados.

PRAINHA - Charmosa, é uma praia que faz a ligação entre a Ponta do Camaroeiro e a Praia Martim de Sá. É muito freqüentada por quem tem crianças, pois possui águas calmas e rasas. Tem ótima estrutura com quiosques. Pelo canto direito, andando com cuidado por uma trilha entre as pedras, pode-se alcançar a Praia do Garcez. No canto esquerdo, fica a famosa Pedra do Jacaré, outro ponto turístico bastante visitado. A formação rochosa lembra bem um jacaré. É ideal para fotos.

FREIRA - Fica ao lado do Camaroeiro e o acesso é por meio de pequena trilha no Morro da Pedreira. Nessa praia, está localizado um dos pontos turísticos mais visitados: a Pedra da Freira, uma formação rochosa que lembra uma freira ajoelhada olhando
para o mar. As lendas a respeito dessa rocha encantam os visitantes. O local também é indicado para pescaria.

CAMAROEIRO - É o ponto de encontro de pescadores e oferece um belo visual dos barcos pesqueiros. Lá, encontra-se o Entreposto de
Pesca Artesanal, onde se pode adquirir o pescado diretamente dos pescadores. O local sedia o Festival do Camarão. Próxima a Praia do Centro e Prainha.

CENTRO - Ocupa toda a orla do Centro da cidade até o rio Santo Antônio, que a separa da Praia do Indaiá. É freqüentada por famílias e oferece excelentes condições para a prática de esportes, caminhadas e banhos de mar. Nela, está localizado o Parque de Diversões, o Centro de Diversões Aquáticas e a Praça de Eventos que sedia os grandes shows e eventos de grande porte, como o Caraguá Bike Week, que atrai motociclistas de todo Brasil e países vizinhos , além da Pista Oficial de Skate, a Praça Ton Ferreira e outras opções de diversão como os quiosques com música ao vivo.

 

INDAIÁ - Belíssima e concorrida. Ficou ainda melhor com a duplicação da Avenida Geraldo Nogueira da Silva e a extensão da ciclovia. De paisagem exuberante e faixa de areia larga, é ideal para crianças por suas águas tranqüilas. Nela, encontra-se a Pista Oficial de Bicicross e a Pista de Pouso para ultraleves. O local oferece também uma linda vista para o norte de Ilhabela e para as Ilhas Búzios e Vitória.

PAN BRAZIL - A praia ganhou nova paisagem com a duplicação da Avenida da Praia, cicloviase paisagismo. Há muitos quiosques instalados devido ao grande número de turistas que a freqüentam.

PALMEIRAS - Bela praia de águas calmas e quiosques. Há realização de Campeonatos Oficiais de Pesca e é ideal para a prática de vários outros esportes.

ROMANCE - Ideal para banho de mar e caminhadas ao longo da orla. É tranqüila e costuma ter pouco público.

FLEXEIRAS - Nela está localizado o Terminal Turístico para onde se dirigem os ônibus de excursões ou turismo de um dia. É ideal para banho de mar e caminhadas. Tem quiosques ao longo da orla, alguns, com música ao vivo.

PORTO NOVO - Caracteriza-se pelas águas tranqüilas. Lá podem ser observadas de perto algumas aves marinhas como Garças e Atobás. Nessa praia desemboca o rio,

ilhabela.net - o maior portal do litoral paulista