Home Massagistas  |   Pousadas e Hotéis  |  Imóveis para Temporada  |  Bahia Online  |  Imóveis à Venda  

 

Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do Brasil.

 

Itanhaém guarda em cada rua a história de nosso país. Por ela passaram várias personalidades bastante conhecidas de nossa gente. A cidade guarda relíquias do período colonial no Brasil como o Convento de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Sant'Anna e a Casa da Câmara e Cadeia. 

 

Itanhaém está localizada entre a Serra e o Mar,  e oferece ao visitante 26 km de praias entremeadas de formações rochosas, ilhas e rios que cortam a cidade.

Apesar de não possuir uma infra-estrutura adequada voltada ao turismo, Itanhaém proporciona ao visitante uma série de atrações, como passeios de barco em rios e mar. O município possui aeroporto com pista de mil metros, permitindo operação de vôos de turismo.

 

Na costa marítima de Itanhaém há cinco ilhas, locais muito procurados pelos praticantes de pesca esportiva e mergulhos submarinos. A mais famosa é a Ilha Queimada Grande, viveiro da jararaca-ilhoa, cobra hermafrodita de veneno letal. A ilha é monitorada pelo instituto Butantã. 

 

 

Praia do Itanhaém

A Praia de Itanhaém compreende toda a extensão de 12 quilômetros desde a divisa com o município de Mongaguá até a desembocadura do rio Itanhaém, no centro da cidade. Por ser uma praia longa, com o passar dos tempos recebeu vários nomes, de acordo com o loteamento que a confrontava, ou algum empreendimento de porte instalado nas imediações da orla.

Praia das Conchas

A Praia das Conchas é uma pequena enseada que entremeia o costão rochoso da Praia dos Sonhos. Entre as formações rochosas encontra-se grande quantidade de conchas que são depositadas pelas marés. O local é de fácil acesso e toda a praia compreende cerca de 10 metros. O local é muito frequentado por artistas plásticos que retratam a beleza do bucólico local. O acesso é feito pela Praia dos Sonhos, a caminho da Cama de Anchieta.

Praia da Enseada

A Praia da Enseada localiza-se logo após o Morro do Paranambuco, já debastado em seu topo. Possui uma longa faixa de areia fina, e também um elemento histórico que é o Pocinho de Anchieta, um semi-círculo de pedras que, segundo a lenda, foi construído sob orientação dos jesuítas para aprisionamento dos peixes durante a alta das marés.

Praia da Gruta

A Praia da Gruta é uma pequena enseada entre os costões rochosos da Praia dos Sonhos e do Morro de Paranambuco. Cercada com muro de contenção, ao lado localiza-se a Gruta Nossa Senhora de Lourdes que deu o nome popular à pequena enseada. Uma vez por ano, geralmente nos meses de outubro a dezembro, tartarugas marinhas mostram-se à flor da água, encantando os que esperam pelo espetáculo do aparecimento das tartarugas

Praia da Saudade

A Praia da Saudade é uma praia ao longo da desembocadura do rio Itanhaém, onde é possível o acesso através das Trilhas do Sapucaitava. É um dos mais bucólicos locais da cidade, propício à pesca amadora e onde iniciam-se as formações rochosas que culminam no Costão Rochoso da Praia dos Sonhos e Paranambuco. Também é muito freqüentada por artistas plásticos que procuram, na calma e silêncio, transpor a poesia e a beleza do local.

 

Praia do Cibratel

É denominada Praia do Cibratel, a porção da Praia de Peruíbe, no trecho compreendido no bairro que a defronta. Durante toda a extensão da Praia de Peruíbe no município de Itanhaém, popularmente a praia recebe o nome do loteamento em que está localizada a orla (Ex.: Praia do Cibratel, Praia das Gaivotas).

 

Praia dos Pescadores

A Praia dos Pescadores localiza-se logo após o Morro do Sapucaitava, de onde é possível o acesso através do costão. A praia ficou famosa nos anos 70, quando serviu de cenário para as gravações da novela "Mulheres de Areia" que deixou um marco no local através do Monumento do mesmo nome. A escultura foi realizada por Serafim Gonzalez e embeleza o panorama entre a praia e a Ilha das Cabras.

Praia dos Sonhos

A Praia dos Sonhos possui 800 metros de extensão e é uma das mais famosas praias da cidade. É possível o acesso pelo lado esquerdo à Praia dos Pescadores e do lado direito aos costões rochosos e Cama de Anchieta. Trata-se de uma praia de estreita faixa de areia, com muro de contenção. É uma praia de ótima balneabilidade e em dias de maré muito baixa é possível o acesso à Ilha das Cabras.

 

Praia do Suarão

A Praia o Suarão assim é chamada devido ao bairro que a defronta. Trata-se de uma região da Praia de Itanhaém, onde a porção de areia é muito larga, proporcionando uma série de atividades, além dos banhos de sol, como esportes, mesas e cadeiras, cadeiras para sol. Também é uma região onde estão aglomeradas muitas colônias de férias.

Praia do Tombo

A Praia do Tombo, como é popularmente conhecida, é um belíssimo local com bancos de areia que são formados pelas impetuosidade das marés em encontro com as águas do rio Itanhaém. Possui diversos quiosques com pequena infra-estrutura. O aclive natural é formado por areia fina e escura e em dias de maré baixa é possível banhar-se nas águas represadas pelos bancos de areia.

 

Praia da Gaivota - Continuação da Praia do Cibratel, até a divisa com o município de Peruibe.